Durante o COP30 Business Forum, realizado na última sexta-feira (28/3) em São Paulo, a Amcham Brasil apresentou e entregou oficialmente o documento “Ambição Empresarial COP30” ao Ministro do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática substituto, João Paulo Capobianco, ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago e ao governador do Pará, Helder Barbalho.   

O material reúne 13 propostas elaboradas em conjunto com empresas associadas à Amcham, com o objetivo de contribuir para o sucesso da COP30, fortalecer o protagonismo internacional do Brasil e acelerar a implementação de políticas ambientais e climáticas no país. 

“As propostas buscam contribuir para que o Brasil aproveite a COP30 para avançar nas políticas ambientais domésticas, reforçar seu protagonismo internacional e se consolidar como referência em economia sustentável”, afirma o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto

As 13 propostas empresariais da Amcham para a COP30 estão divididas em dois eixos principais: 

Eixo 1 – Negociações internacionais da COP30 

Assegurar a apresentação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) revisadas e ambiciosas por todos os países até setembro de 2025. 

Avançar no Roadmap Baku-Belém, destravando recursos públicos e facilitando o acesso a bancos multilaterais para atingir a meta de US$ 1,3 trilhão anuais de financiamento climático. 

Destravar financiamentos privados, criando um sistema de garantias para atrair investimentos em projetos sustentáveis. 

Focar na implementação da adaptação climática, com plano de ação voltado à resiliência hídrica e alimentar e definição de indicadores de avanço. 

Intensificar o processo negociador, promovendo reuniões preparatórias para acelerar o calendário das negociações, especialmente em financiamento, adaptação e regulação. 

Acelerar a Agenda de Ação da COP30, com foco em conservação e restauração florestal, recuperação de terras degradadas e estímulo ao uso de biocombustíveis na transição energética. 

Eixo 2 – Políticas domésticas ligadas à COP30 

Regulação do mercado de carbono, com início da implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) e criação de ambiente regulatório claro e competitivo. 

Finalização da Taxonomia Sustentável Brasileira, para ampliar o acesso a recursos para projetos ambientalmente sustentáveis. 

Implementação do Plano Clima, com metas setoriais claras e plano de execução em diálogo com o setor produtivo. 

Transição energética, com regulamentação do mercado de hidrogênio limpo, combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e aprovação de projeto de lei sobre minerais críticos. 

Modernização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com melhorias de governança, tecnologia e aceleração das análises. 

Aprovação da Política Nacional de Economia Circular, junto à implementação da Estratégia Nacional para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis. 

Criação de incentivos para Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), com regulamentação e mecanismos financeiros para viabilizar projetos no Brasil. 

A entrega do documento faz parte da jornada Amcham COP30, que inclui missão empresarial na Amazônia, encontros estratégicos durante a conferência, capacitação de fornecedores NetZero e formação de jovens em inglês para atuação na COP30. 

A Amcham Brasil é uma entidade empresarial não-partidária e sem fins lucrativos, que representa mais de 3.500 empresas associadas, responsáveis por aproximadamente 33% do PIB brasileiro, e atua como uma das principais pontes entre o setor privado e a agenda de relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos

Movimento Brasil Pelo Meio Ambiente 

A visão empresarial da Amcham é respaldada por ações concretas já implementadas pelas empresas que compõem sua base e o Movimento Brasil Pelo Meio Ambiente (BPMA).  

Desde 2021, a iniciativa mapeou 282 projetos ambientais de 165 empresas, com pelo menos R$ 38,8 bilhões em investimentos, resultando em:

Redução de 265 milhões de toneladas de CO equivalente 

Preservação e restauração de 10,1 milhões de hectares 

Tratamento de 29,4 milhões de toneladas de resíduos 

Geração ou otimização de 21.310,8 GWg de energia limpa 

Produção de 3,5 bilhões de litros de biocombustíveis 

Tratamento, reutilização ou economia de 9 bilhões de litros de água 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *